PAI NOSSO - Aramaico
 
O Pai-Nosso (oração de poder) Em suas várias formas de meditação ou oração é sempre um instrumento de ligação direta com o grande mistério. Quando um cristão passa por uma dificuldade na vida ele quase automaticamente reza o Pai-Nosso.

Jesus criou o Pai-Nosso, para haver uma ligação direta com o Todo. Não é necessário Padres, Sacerdotes, Anjos, Santos, Etc. É direto, a hora que quiser, onde estiver, em qualquer lugar e qualquer pessoa pode dele se utilizar.

Jesus ensinou o Pai-Nosso aos seus discípulos numa noite linda de lua cheia. Todos estavam sentados e Jesus ficou andando no meio deles, batendo palmas e praticando a meditação. Várias escolas, inclusive, contam que ele dançava.

Foram os primeiros apóstolos que divulgaram a oração pelo mundo. Foi numa transmissão oral feita também por judeus, rabinos e escolas de mistérios. Algumas escolas de meditadores acreditam que Jesus também se utilizava de Mantram curtos para auxiliar a iluminação de seus seguidores.

Uma das escolas que permaneceu muito tempo secreta chama-se Abbayatta e se utiliza o som Abba, que significa Pai/Mãe.

1ª Técnica: ÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁBÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ (entoe o som na expiração ou faça-o mentalmente)

2ª Técnica: Fique em silêncio, escureça o ambiente, repita várias vezes a palavra Abba, Abba, Abba, Abba, Abba, Abba...

3ª Técnica: Visualize a mão do Criador/Criadora desenhando a palavra Abba no teu coração, sempre mentalizando ou entoando Aaaaaa Baaaaaaaa.

Outra técnica transmitida nas Escolas Essênicas é que Jesus se utilizava do Mantra Maranatta ou Maran/Atta que é traduzido como "Deus/Deusa venha". Existe até hoje uma escola secular de meditação chamada "Escola Maranata".

Prática: Mentalizando ou vocalizando, sempre imaginando que está sendo possuído por essa palavra, pelo lado direito e esquerdo, por cima e por baixo, etc: Marannnnn Aaaataaaaa.

Tanto esse Mantra como o Pai-Nosso pode ser utilizado para purificação, é como banhar-se nas águas sagradas de purificação. Os Essênios tinham essa prática de sempre se banharem, como um gesto de profunda limpeza.

Na Igreja Ortodoxa existe uma Escola de Meditação chamada "Escola do coração" que ensina a orar com o nome de Jesus; Ex. Jesus, Jesus,Jesus, Jesus...

Acredito que o ideal seria a utilização desse nome em hebraico, grego,latim, etc - línguas fortes.

Prática: Joshua, Joshua,Joshua,Joshua... Joshua significa Filho e era como se chamava Jesus (Joshua Ben Joseph - O Filho de José). A Escola de oração ocidental chamada Terço Bizantino que se originou de um peregrino russo não identificado que se utilizava do Cikotki (Terço ou Rosário) para meditar no nome de Joshua. Na prática desses nomes, seja Jesus ou Joshua, é necessário que haja um conceito hebraico chamado "Cavaná" que pode ser traduzido como "Fazer com o coração", recolhido, meditativo, com atenção e não de maneira mecânica. Eu já assisti a várias missas onde as pessoas impacientemente olhavam as horas em seus relógios torcendo para passar rápido. Na Grécia há uma Escola Meditativa com terços de lã onde se invoca: "Jesus, tem piedade de nós" com concentração e respiração várias vezes. Todas essas práticas devem ser muito íntimas e profundas, pois Jesus meditava na palavra Abba como algo muito íntimo, muito próximo e não como um Deus/Deusa impessoal, vingativo, sentado em um trono distante no céu. Há uma meditação com o Pai-Nosso em Escolas de alquimia, porque essa oração alquimiza realmente o praticante, que praticada com bastante concentração e calma eleva muito nossa consciência.

Prática:
Respira-se fundo e diz-se: Pai ,solta-se o ar, sempre respirando a cada frase dizendo: Nosso que estais no céu, respirando novamente: santificado seja, respira: O vosso nome, continua respirando, e assim até o final da oração.

É uma técnica muito lenta e profunda. Outra técnica muito utilizada por Santo Ignácio de Loyola era:

Prática:
Pai - O que é Pai? O que é Mãe? O que é o grande mistério?

Nosso - Por que é nosso? Será que sinto todos os seres vivos como irmãos?

Reino - O que é o Reino de Deus/Deusa?

Céu - Como se fazer o céu na terra? O que é céu, o que é o sutil, o que é o céu em mim?

... E segue-se a prática meditando-se em todas as passagens.

Oração do Pai com Postura Corporal.
Há uma prática com o Pai-Nosso, da Tradição Abbayta - da sociedade Halka Abbaya - que é muito poderosa e envolve posturas corporais.

Primeiros exercícios: Orando com o corpo o Nome de Abba - Abba é o nome de Deus em aramaico usado por Jesus.

Faça uma purificação simbólica do corpo lavando as mãos ou tomando um banho completo.

Prepare o local para orar.

- Fique de pé, com as mãos ao longo do corpo e feche os olhos*. Vocalize: Aaaaaaabbbbbbbaaaaaaa (de maneira calma e profunda) por 4 vezes. - Coloque as mãos nos joelhos, incline o corpo para frente e vocalize: Aaaaaaabbbbbbbaaaaaaa (de maneira calma e profunda) por 4 vezes. - Ajoelhe, sente sobre os calcanhares e coloque as mãos nos joelhos e vocalize: Aaaaaaabbbbbbbaaaaaaa (de maneira calma e profunda) por 4 vezes. - Deite com o rosto por terra, coloque as mãos ao lado das orelhas e diga: Aaaaaaabbbbbbbaaaaaaa (de maneira calma e profunda) por 4 vezes. - Ajoelhe, sente sobre os calcanhares e coloque as mãos nos joelhos e repita o Nome de Abba por 17 vezes ** - Deite com o rosto por terra, coloque as mãos ao lado das orelhas e fique em silêncio por alguns instantes. * Pratique com os olhos fechados. ** Utilize um contador ou Terço de madeira de 33 contas.